Selecionar página

04
COLEÇÃO
SINGULARES

Inspirámo-nos na iconografia e impacto visual gráfico peculiar da Obra do artista plástico João Noutel para criar uma série de peças que nos assegurassem momentos algo vanguardistas, elegantes e sobretudo que o design cumprisse a sua funcionalidade em pleno.

04.1

CADEIRÃO MONSANTO
Para o design desta peça pensámos num casaco preto aberto pousado por cima de um objeto, funcionando como que uma escultura, funcional e imponente.

A volumetria e dinâmica da curvatura geral da peça, bem como a estreita relação dos materiais selecionados (madeira, pele ou tecido e aço inox) desafiam a um momento de pausa em pleno conforto.

04.2

MOVEL BAR TRANCOSO
Trancoso é conhecida pelo seu castelo medieval e pelas muralhas que protegem séculos de história. Esta vila histórica da Beira Alta é um marco de cultura e tradição.

Queríamos um móvel-bar prático, leve, que conferisse emoção em qualquer ambiente ou espaço e que se apresentasse como uma peça com uma funcionalidade muito precisa, com arrumação interior descortinada através de portas verticais frontais.

04.3

SECRETÁRIA LINHARES
Linhares da Beira, na encosta da Serra da Estrela, encanta com o seu castelo medieval e ruas de granito. Um verdadeiro refúgio que combina história e paisagens deslumbrantes.

Para esta peça baseámo-nos na ideia de observar ao longe, de ver a paisagem com precisão, como se de uns binóculos se tratasse.

Cada extremidade incorpora num lado um conjunto de gavetas que acompanham a lógica circular da estrutura base de apoio e na outra um espaço de arrumação.

Por baixo do tampo colocámos uma gaveta extra de trabalho.

04.4

SECRETÁRIA MARIALVA
Marialva é uma das Aldeias Históricas de Portugal, com ruínas de um castelo que guarda histórias de conquistas. As suas paisagens envolventes são de cortar a respiração.

Interessava-nos conseguir uma peça cuja imagética remetesse para um universo visual vanguardista, que fosse tão simples e linear quanto robusta e leve.

Queríamos que a forte iconografia fosse proporcional à sua funcionalidade, colocando em apenas uma das extremidades a zona de arrumação, servida por um tampo modular único, que integra uma gaveta de apoio, acompanhando toda a sua forma curvilínea.

04.5

SECRETÁRIA PIÓDÃO
Piódão, conhecida como a “aldeia presépio”, destaca-se pelas casas de xisto perfeitamente alinhadas. Um cenário pitoresco no coração da Serra do Açor.

Para esta proposta de trabalho, pensámos numa peça pragmática, de enorme eficácia funcional.

A partir da ideia de informação frontal de observação, dividimos em cada lado duas zonas iguais de arrumação, assumindo dessa forma a função de pilares-base da secretária.

04.6

SECRETÁRIA SORTELHA
Sortelha é uma aldeia medieval rodeada por muralhas intactas, onde o tempo parece ter parado. Cada rua e cada pedra conta uma história.

Queríamos uma peça que representasse um momento de observação.

Para isso imaginámos os olhos de um ser utópico, cuja estrutura da “cara” se desenvolvesse de modo orgânico por gavetas que desenhariam como que detalhes faciais da pele, numa lógica de extrema leveza funcional.

04.7

SECRETÁRIA PEDRALVA
Almeida é famosa pela sua fortaleza em forma de estrela, um exemplo impressionante de arquitetura militar. Um destino que reflete estratégia e beleza.

Desenhámos uma cápsula pousada num cavalete que incluísse no seu interior todas as funcionalidades de uma “papeleira” vintage, cuja presença em qualquer ambiente suscitasse e provocasse uma reação de curiosidade, como se de uma instalação escultórica se tratasse.

04.8

CONJUNTO JANTAR UCANHA
Ucanha, com a sua icónica ponte fortificada, foi um antigo ponto de cobrança de portagens. Uma aldeia que respira história e tradição.

Desenhámos um conjunto mesa/cadeiras que transmitisse sofisticação, arrojo e conforto, adaptável tanto a um ambiente de sala de jantar como a espaços de trabalho, de escritório.

As cadeiras têm base de pé rotativa, com ergonomia pensada para longas horas sentadas.

04.9

CÓMODA CORES

Queríamos uma peça que de alguma forma celebrasse por si só o design português do nosso tempo, bem como a originalidade da arte contemporânea portuguesa.

Pensámos num paralelepípedo retangular simples, como que de uma mancha negra se tratasse, quebrada por detalhes que sugerissem tinta a escorrer em quatro cores primárias.

pt_PT